Mais um blog sobre sexualidade... Vamos ver se conseguimos sair da mesmice e publicar coisas interessantes. Para isso conto com a colaboração de voces! Ajudem a atualizar este blog com textos, artigos (acadêmicos ou não), dicas de leitura, teatro, cinema, exposição, fofocas... mas tudo relacionado a sexualidade e relacionamento, tudo... tudo mesmo!



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EMDR

EMDR
Você sabe o que é isso?
Eye Movement Desensitization and Reprocessing - Dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos oculares - é uma técnica desenvolvida pela psicóloga Francine Shapiro no final dos anos 80. é uma ferramenta psicoterapêutica muito eficaz e rápida (terapia breve focada)
Com a técnica podemos ativar várias áreas cerebrais através da estimulação sensorial bilateral, como as áreas de criatividade e de cura

Como é realizado?

O paciente trás a queixa, então levanta-se alguns aspectos da mesma, pede-se para o paciente checar as sensações e emoções (perturbações) que esta queixa lhe causa. A partir destes dados, inicia-se o reprocessamento em EMDR por intermédio de movimentos bilaterais, que podem ser visuais, táteis ou auditivos.

O EMDR serve para que e para quem?

Pode ser realizado em crianças, adolescente e adulto. Até mesmo bebê de colo pode se beneficiar com a técnica.
Utiliza-se EMDR para traumas (assalto, estupro, seqüestro, acidentes, guerras...) lembranças dolorosas, luto, depressão, ansiedade, fobias, medo de avião e altura, ataques de pânico, dificuldade de relacionamento, separação, dependências químicas, transtorno alimentar, obesidade, violência sexual e psicológica.
A técnica tem-se mostrado muito eficiente em dificuldades sexuais como: disfunção erétil, ejaculação rápida, vaginismo, anorgasmia e esquiva sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário